Economia Solidária: Ateliê de Ideias: Conheça experiência em Vitória (ES)

Fonte: AcerlorMittal e Atelie de Ideias | Data: 26 de march, 2010

A Associação Ateliê de Ideias, de Vitória, Espírito Santo, atua desde 2003 com o apoio da ArcelorMittal Tubarão. Desenvolve projetos de economia solidária que beneficiam 31 mil pessoas em oito bairros da capital capixaba, quase 10% da população de Vitória. Há projetos como a criação de cooperativa de empreendimentos produtivos e de um banco comunitário, que já concedeu 170 créditos produtivos para ampliação ou abertura de negócios e R$ 246.417,00 para reforma de 107 moradias, entre outros.

Veja uma das matérias que constam no blog do Ateliê de Ideias:

O Programa Bem Morar, do nosso Ateliê de Ideias, foi um dos aprovados para participar da Mostra de Tecnologias Sustentáveis 2010, promovida pelo Instituto Ethos. O evento acontecerá simultaneamente à Conferência Internaci onal - Empresas e Responsabilidade Social, e será realizado entre os dias 11 e 14 de maio de 2010, no Hotel Transamérica, em São Paulo. A Mostra é organizada desde 2008 e reúne tecnologias sustentáveis com alto potencial e viabilidade de implantação. A exigência para participação no evento era que a tecnologia inscrita oferecesse solução para determinada variável crítica de sustentabilidade e estivesse classificada em uma ou mais categorias, tiramos de letra.

O Bem Morar foi aprovado na categoria "Tecnologias Verdes" que se concentra no uso racional de recursos naturais, água e energia, na valorização da biodiversidade, na redução ou reaproveitamento de resíduos e na mitigação das emissões de carbono.

O Programa Bem Morar

O Programa Bem Morar foi criado pela Associação Ateliê de Ideias, após se observar que as construções no Território do Bem, em Vitória, são, em maioria, erguidas pelos próprios moradores, sem planejamento, projetos e orientações, em locais impróprios, inseguros e com grande desperdício de recursos naturais e de material de construção.

O Bem Morar busca sanar esses problemas, oferecendo crédito habitacional, concedido pelo banco comunitário, Banco Bem, assistência técnica aos moradores e incentivos à construção de casas com tecnologias limpas.