Qualidade dos Serviços Públicos e Tributação: Pesquisa CNI-Ibope: Para os brasileiros, o problema está na gestão dos recursos

Fonte: CNI | Data: 28 de june, 2011

A PESQUISA CNI-IBOPE "RETRATOS DA SOCIEDADE BRASILEIRA: QUALIDADE DOS SERVIÇOS PÚBLICOS E TRIBUTAÇÃO", março 2011, revela que:

"A grande maioria dos brasileiros acredita que a arrecadação atual do governo é mais que suficiente para melhorar a qualidade dos serviços públicos. A população acredita que não há necessidade de aumento da tributação e que, com o montante atualmente arrecadado, os serviços públicos deveriam ser melhores. Para os brasileiros, o problema está na gestão dos recursos".
Outro ponto: "Considerando o valor dos impostos, a qualidade dos serviços públicos deveria ser melhor no Brasil. Entre os entrevistados, 81% concordam totalmente ou em parte com essa afirmativa. Essa opinião é tão mais freqüente quanto maior o nível de renda familiar do entrevistado. O quadro a seguir apresenta indicadores de difusão para essa questão por extrato de renda familiar. O indicador varia de 0 a 100 e valores acima de 50 significam concordância com a afirmativa. Note-se que quanto mais próximo de 100, o sentimento de concordância é mais disseminado entre a população. Na média dos entrevistados, o indicador situa-se em 86,0 pontos. O indicador sobe de 83,3 pontos entre os entrevistados com renda familiar de até um salário mínimo (SM) para 96,7 pontos para o extrato de mais de 10 salários mínimos."