10 invenções futuristas: De Mercedes invisível à carne artificial

Fonte: Galileu | Data: 20 de march, 2012

Parece coisa de filme, mas alguns dos mais impensáveis aparatos tecnológicos estarão disponíveis no mercado nos próximos anos. Então, dê uma olhada na lista que preparamos para você e, prepare-se, o futuro é agora!

 

 

1.Carro invisível: A Mercedes-Benz conseguiu uma proeza antes só imaginada nos filmes: construiu um carro invisível. O modelo F-Cell, que deve ser comercializado em 2014, é movido a hidrogênio e não emite poluentes, o que o deixa fácil de ser camuflado. Para promover a ideia, a montadora colocou o carro para circular nas ruas da Alemanha. Ele foi todo equipado com paineis de LED que transmitiam imagens de uma câmera fotográfica instalada em um dos lados do veículo, dando a impressão de invisibilidade. Você pode conferir essa façanha no vídeo abaixo:

 
O carro era equipado com paineis de LED e, em um de seus lados, tinha uma câmera fotográfica posicionada para transmitir no painel a imagem que estava atrás.

 

2. Elevador espacial: A empresa japonesa Obayashi Corp está envolvida na construção de um elevador espacial e já tem até previsão de lançamento: 2050. A máquina conseguiria transportar 30 pessoas por vez, com uma velocidade de 200 km por hora para uma altura de 36 mil km acima do nível do mar. Ou seja: cada viagem até o espaço irá durar sete dias. No topo, haverá uma estação para receber os passageiros. Elevador espacial demorará 7 dias para chegar ao seu destino

 
3. Carro sem motorista: Se hoje em dia os carros já são equipados com GPS, sistema de auto-estacionamento e freios que se ativam sozinhos. é apenas uma questão de tempo até desenvolverem um carro inteligente, que dispensa o motorista. O Google já patenteou a tecnologia de inteligência artificial, que permite que os seres humanos controlem o carro sem estarem dentro dele. Testes com o veículo são realizados.

 
4. Assistentes robóticos: Como tantos filmes previam, um novo estudo do Instituto Tecnológico da Georgia acredita que a maioria das casas terá um robô nos próximos 10 anos. Eles poderão ajudar nas atividades domésticas mais diversas, como limpar a casa, recolher o lixo, organizar papéis e lembrar de compromissos. Cientistas de todo o mundo já estão estudando uma forma de fazer os robôs responderem a comandos humanos.  Daqui a 10 anos, todas as casas terão um robô assistente

 

5. Carros voadores: Ele não é exatamente como imaginamos, mas consegue voar facilmente. Dotado de asas enormes e design aerodinâmico semelhante ao dos aviões, o carro voador foi desenvolvido pela empresa norte-americana Terrafugia. O projeto vem sendo trabalhado desde 2006 e, após muitos testes bem sucedidos, a empresa se prepara para lançar a novidade em abril, na feira New York Auto Show 2012.
Carne de laboratório mantém o mesmo sabor e textura da natural

 

6. Carne artificial: Na tentativa de proteger o Meio Ambiente, cientistas holandeses desenvolveram uma carne sintética comestível a partir de células tronco de vacas e porcos. O primeiro bife artificial, com sabor e textura parecidos com as naturais, deverá estar pronto ainda esse ano.

 

7. Base de dados na Lua: Para explorar mais de perto e finalmente desmistificar o que há ‘do lado de lá’, a Nasa planeja construir uma base permanente na Lua. O local deverá ficar pronto em 2020 e vai servir como posto avançado de pesquisas e para teste de tecnologias necessárias para uma futura viagem à Marte.

 
8. Leitura da mente: De acordo com as previsões feitas pela IBM, logo o cérebro poderá ser lido pelos mais diversos dispositivos eletrônicos, como os smartphones, por exemplo. A tecnologia permitirá ao indivíduo usar sinapses elétricas para fazer coisas cotidianas – acender as luzes, por exemplo. A empresa disse que hoje já existem dispositivos que ajudam a entender o que o cérebro está “dizendo”. Um desses Í o Emotiv Epoc, um equipamento que identifica os sinais elétricos do cérebro. Com diversos sensores, o dispositivo é colocado na cabeça e consegue identificar a atividade cerebral.

 

9. Eletricidade sem fio: Usar equipamento ligado na tomada para carregar seu celular será coisa do passado. Empresas de todo o mundo já estão trabalhando em dispositivos que permitem fazer o carregamento sem fio de aparelhos eletrônicos. Uma delas, a Powermat, divulgou que seus estudos consistem em indução magnética para transferir energia.
Os detalhes de funcionamento dessa nova tecnologia pode ser conferido abaixo:

 

10. Bicicleta sem fio: Pesquisadores da Universidade de Saarland, na Alemanha, descobriram um jeito de aplicar a revolucionária tecnologia sem fio num dos mais eficientes meios de transporte já inventado pelo homem: a bicicleta. A pro posta é a instalação de um sensor sem fio no veículo para ativar o freio assim que a borracha do guidão é apertada pelo ciclista, eliminando a necessidade de cabos e alavancas de freio e aumentando a precisão da frenagem. A partir dessa descoberta, os cientistas afirmam ser capazes de aplicar a tecnologia em outros sistemas de transporte, como carros e aviões.