Cérebro: Como funciona

Fonte: DN | Data: 03 de april, 2013

O Presidente norte-americano, Barack Obama, anunciou um investimento de 100 milhões de dólares (cerca de 77 milhões de euros) num projeto de investigação que pretende revolucionar a compreensão do funcionamento do cérebro humano.


Esta iniciativa, denominada BRAIN e prevista no projeto de orçamento para 2014 da administração Obama, pretende ajudar os investigadores a descobrirem novos tratamentos para curar ou prevenir doenças do foro neurológico atualmente incuráveis como Alzheimer, Parkinson e epilepsia.


O projeto de investigação ambiciona também dar respostas para o tratamento de traumatismos cerebrais e de transtornos psiquiátricos.


"A iniciativa dará aos cientistas as ferramentas que eles precisam para obter uma imagem de um cérebro em ação e entender melhor como os seres humanos pensam, aprendem e memorizam", afirmou Obama, numa declaração na Casa Branca, sublinhando que o cérebro "ainda é um grande mistério que continua por descobrir".


Os investigadores vão tentar captar imagens complexas do interior do cérebro humano, que vão mostrar como as células individuais e os circuitos neurológicos trabalham e conseguem interagir.


As imagens captadas, uma espécie de "mapa" do cérebro, vão ainda permitir examinar a forma como o cérebro regista, usa e recupera uma vasta quantidade de informações.