Empresa pública: Inovação: Chip para controle de estoque e logística

Fonte: Ceitec | Data: 08 de april, 2016

Fonte: Ceitec

A CEITEC S.A., empresa pública vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) que desenvolve soluções para identificação automática (RFID e smart cards) e para aplicações específicas (ASICs), irá lançar seu novo produto, o chip CTC13002, no RFID Journal Live! Brasil 2015, evento que ocorre nos dias 7 e 8 de outubro no Centro de Convenções Espaço APAS, em São Paulo (SP).

Novo integrante da família CTC13000 – circuitos integrados de ultra alta frequência (UHF) para múltiplas aplicações na área de logística – o CTC13002 é um chip RFID certificado no mais importante padrão para identificação eletrônica, o EPCglobal Class 1 Gen 2, e compatível com a norma ISO/IEC 18000-63. O CTC13002 é o primeiro circuito integrado de uma empresa do Hemisfério Sul a receber o certificado. Em todo o mundo, apenas outros 10 chips têm essa certificação.

Concedido pela GS1, uma das mais importantes organizações certificadoras do planeta (com presença em 110 países), o selo EPCglobal foi criado para demonstrar ao mercado que o produto certificado foi testado nos mais rigorosos padrões de qualidade de seu respectivo segmento. "O selo EPCglobal faz com que as empresas que adquirem um produto certificado possam ter confiança nos produtos que escolheram", explica Malcolm Bowden, President of Solutions da GS1.

O CTC13002 pode ser utilizado para controle de estoque, acompanhamento de um único item, logística, integridade do produto, segurança e precisão dos dados. Também pode ser usado para monitoramento eletrônico de itens, rastreamento do produto na linha de produção, inventário e gerenciamento de ativos, identificação de bagagens e cargas e em aplicações para o varejo. O CTC13002 também já nasce com reconhecimento de "bem de informática e automação com tecnologia desenvolvida no País" (Portaria 950/06 do MCTI) e apresenta excelente potencial de sinergia com o Processo Produtivo Básico (PPB) de etiquetas inteligentes, estabelecido pelos ministérios do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). "Trata-se de um chip versátil que responde às necessidades de cada cliente. Com este produto certificado pela EPCglobal, a CEITEC se habilita a ampliar sua fatia de mercado no segmento UHF. Esperamos que o produto seja adotado nos mais diversos segmentos", destaca o superintendente de Pesquisa e Desenvolvimento da CEITEC, Cristiano Krug.

O RFID Journal Live! Brasil 2015 reúne seminário sobre aplicações em RFID e feira de empresas do segmento, na qual a CEITEC S.A. terá um estande para apresentar seus produtos e serviços. Além do lançamento do chip CTC13002, o estande também contará com um equipamento para demonstração do funcionamento de antenas RFID desenvolvidas pela própria empresa. Os visitantes ainda poderão conferir outros produtos do portfólio da CEITEC, como o CTC13100, chip para identificação veicular, e o CTC11002, chip para identificação animal. O presidente da CEITEC, Marcelo Lubaszewski, ressalta a importância de a empresa estar presente pelo quarto ano consecutivo no RFID Journal Live! Brasil. "Os eventos RFID Journal Live! estão entre os mais importantes do mundo no segmento de identificação por radiofrequência. Para a CEITEC S.A., participar do RFID Journal Live! Brasil 2015 é uma excelente oportunidade de divulgação das nossas soluções em identificação por radiofrequência e para a realização de negócios", afirma o executivo.

Organizado pelo RFID Journal, grupo de comunicação que é a principal fonte de notícias sobre identificação por radiofrequência no mundo, o RFID Journal Live! é um evento itinerante que conta com várias edições ao longo do ano em diferentes países, como Estados Unidos, Inglaterra e México. É o quarto ano consecutivo que o evento é promovido no Brasil. Os visitantes poderão participar de palestras e workshops, além de visitar os estandes de empresas que atuam no segmento de RFID. Saiba mais em http://www.rfidjournalevents.com/brasil/portuguese/