Direito da Regulação: “Blockchain”: Impactos no mercado de ações

Fonte: IBRAEDP | Data: 25 de january, 2017

Fonte: Ibraedp

A pesquisa "Distributed Ledger Technology: Implications of Blockchain for the Securities Industry", da Finra ("Financial Industry Regulatory Authority"), mostra as consequências que a nova tecnologia do “blockchain” acarretará, principalmente no que tange ao mercado de ações e ao direito regulatório.

O relatório afirma que será necessário um preparo para as mudanças que virão com a nova tecnologia. O “blockchain” irá promover a efetividade do mercado, além de promover a transparência; todavia, também produzirá uma alteração no papel dos intermediários, e será necessário reavaliar os riscos operacionais.

O relatório apresenta os fatores a serem considerados com o uso do “blockchain”.

1) Entre os fatores de implementação, incluem-se o de Administração (a necessidade de um sistema bem organizado e com alguém para administrá-lo; o de Estrutura Operacional (a obrigatoriedade de um sistema transparente e seguro); e, por fim, o fator da Segurança da rede.

2) A pesquisa ainda apresenta os fatores regulatórios a serem considerados, principalmente no que se refere às regras da SEC (Securities and Exchange Comission).

Vide a íntegra do relatório:

http://www.finra.org/sites/default/files/FINRA_Blockchain_Report.pdf