Saneamento Ambiental: Cursos à Distância

Fonte: ABES | Data: 19 de february, 2017


Fonte: ABES



 

Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES acaba de lançar a UNIABES, a área da entidade voltada à educação e à promoção do conhecimento para o setor de Saneamento Ambiental no Brasil (acesse o site http://abes-dn.org.br/uniabes/). O objetivo da iniciativa, um marco na história de 51 anos da ABES e do setor de Saneamento Ambiental, é disseminar as boas práticas no setor, apoiando profissionais de toda a cadeia produtiva do Saneamento Ambiental no país – operadoras, prestadores de serviços, reguladores, prestadores de serviços, fornecedores e projetistas, entre outros. Capacitação, qualificação, certificação, gestão do conhecimento e aperfeiçoamento humano são o foco de atuação da UNIABES.

Por meio de diversos Centros de Conhecimento, entre os quais, o Centro de Conhecimento Capacitação, e contando com um  conceituado corpo de professores, tutores e coaches, a UNIABES disponibiliza 10 cursos em sua programação para 2017: dois deles criados pela ABES -Capacitação Técnica para a Regulação do Setor de Saneamento, com inscrições abertas (veja abaixo), e Tratamento de Esgotos Domésticos, e oito realizados em parceria com a Water Database Saneamento Básico, empresa de atuação reconhecida. “A proposta é que os cursos permitam o desenvolvimento de novas competências, sejam técnico-operacionais, gerenciais ou de liderança, visando ampliar o conhecimento das pessoas que fazem o saneamento acontecer no Brasil, favorecendo a implementação de ações estruturais e estruturantes, essa última ponto focal do PLANSAB – PLANO NACIONAL DE SANEAMENTO BÁSICO”, ressalta Mario Augusto Bággio, sócio gerente da Water Database Saneamento Básico.

Com a programação 2017, a ABES amplia a atuação em EAD iniciada com o curso Regulação dos Serviços de Saneamento – teoria e prática, realizado em parceria com  Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID, que encerrou no mês de janeiro desde ano e foi sucesso de conteúdo e de participação.

Para o presidente nacional da ABES, Roberval Tavares de Souza, a parceria entre a Associação e a Water Database representa a maior iniciativa do setor de Saneamento Ambiental em EAD em todo o território nacional. “Vamos disponibilizar conteúdos para todas as regiões do país, atendendo também às demandas específicas. O que estamos propondo é um avanço e uma grande oportunidade para a promoção do Saneamento e do sanitarista brasileiro.”

 

Lista de cursos


Capacitação Técnica para a Regulação do Setor de Saneamento – FOCO EM LIDERANÇAS

Capacitação Técnica para  oTratamento de Esgotos Domésticos – FOCO EM GERENTES, SUPERVISORES E TÉCNICOS

Capacitação Gerencial sobre “FORMULAÇÃO E EXECUÇÃO DE ESTRATÉGIA DE REDUÇÃO E CONTROLE DE PERDAS – FOCO EM LIDERANÇAS”

Capacitação Gerencial sobre “REDUÇÃO E CONTROLE DE PERDAS APARENTES: GERENCIANDO A MICROMEDIÇÃO – FOCO EM GERENTES, SUPERVISORES E TÉCNICOS”

Capacitação Gerencial sobre “REDUÇÃO E CONTROLE DE PERDAS REAIS: GERENCIANDO A MACROMEDIÇÃO – FOCO EM GERENTES, SUPERVISORES E TÉCNICOS”

Capacitação Gerencial sobre “CURSO BÁSICO DE CONTROLE E REDUÇÃO DE PERDAS – FOCO EM SUPERVISORES, TÉCNICOS E OPERACIONAIS”

Capacitação Gerencial sobre “DESPOLUIÇÃO DE CÓRREGOS EM ÁREAS URBANAS – FOCO EM GERENTES, SUPERVISORES E TÉCNICOS”

Capacitação Gerencial sobre “OPERAÇÃO DE SISTEMAS DE ESGOTOS SANITÁRIOS – FOCO EM GERENTES, SUPERVISORES E TÉCNICOS”

Capacitação Gerencial sobre “OPERAÇÃO DE SISTEMAS DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA – FOCO EM GERENTES, SUPERVISORES E TÉCNICOS”

Capacitação Gerencial sobre “A ARTE DA MODELAGEM HIDRÁULICA DE SISTEMAS DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA – FOCO EM GERENTES, SUPERVISORES E TÉCNICOS”

Apresentação on line sobre os cursos

No dia 2 de março, às 11h, a ABES promoverá uma apresentação online dos cursos, com participação do presidente nacional Roberval Tavares de Souza e de Mário Augusto Bággio.

Acesse o site da UNIABES