Novas tecnologias: Inteligência artificial: Impactos no mercado de trabalho

Fonte: IBRAEDP | Data: 27 de february, 2017

Fonte: Ibraedp

A pesquisa "A future that works: Automation, employment, and productivity", do "McKinsey Global Institute", mostra como as tecnologias de automação irão transformar o mundo do trabalho.

A principal estimativa elaborada é de que o crescimento propiciado pela automação será de 0.8% a 1.5%, em um período de 2015 a 2065. Para efeitos de comparação, o aumento da produtividade com a máquina a vapor foi de 0.3%, com a robótica "precoce" foi de 0.4% , e com a Tecnologia de Informação foi de 0.6%

É estimada que metade dos trabalhos existentes no mundo possam ser automatizados, mesmo que sejam apenas parcialmente. O total de dinheiro pago a essas pessoas com esses trabalhos é de 16 trilhões de dólares, e consistem basicamente em trabalhos físicos em atividades previsíveis, como na área de manufaturas, venda de comidas, de produtos, etc.

O relatório indica, por conseguinte, que a metade das profissões sejam automatizadas até 2055. Apesar disso, é dada uma visão relativamente positiva, indicando que serão criados novos empregos que substituirão muitos dos atuais, já que estes serão total ou parcialmente absorvidos pela automação e a inteligência artificial.

Temos apenas de torcer para essa transição ser pacífica.

Vide a íntegra do relatório:

http://www.mckinsey.com/~/media/McKinsey/Global%20Themes/Digital%20Disruption/Harnessing%20automation%20for%20a%20future%20that%20works/A-future-that-works-Full-report-MGI-January-2017.ashx