Dia Mundial do Meio Ambiente: Sustentabilidade avança, apesar de Trump

Fonte: IBRAEDP | Data: 05 de june, 2017

Fonte: IBRAEDP

Neste dia 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, hora de relembrarmos o compromisso constitucional brasileiro com o princípio da sustentabilidade, notadamente nos arts. 170, IV e 225. Nessa perspectiva, eventual retrocesso protagonizado pelo Presidente Trump somente deve ser visto como desafio de efetuarmos o deslocamento da liderança mundial do processo de priorização das energias renováveis, de combate à poluição (que mata milhões por ano) e do cumprimento estrito do Acordo de Paris.

Nós, do Instituto Brasileiro de Altos Estudos de Direito Público, renovamos, nesta data, o firme compromisso de contribuir à pesquisa acadêmica de ponta sobre o desenvolvimento sustentável e aproveitamos o ensejo para convidar para nosso VII Congresso Internacional de Direito e Sustentabilidade, no mês de novembro de 2017, em Fortaleza.


Como acentua o Presidente do nosso Conselho Científico, Prof. Dr. Juarez Freitas, "somos todos chamados a fazer mais e melhor pela causa da sustentabilidade, a despeito de lideranças políticas fósseis em contrário ou, precisamente, em razão delas. Vamos fazer mais e melhor pelas contratações sustentáveis, públicas e privadas. Vamos esquandrinhar as falhas de mercado que conspiram contra o desenvolvimento duradouro. Vamos reequacionar a avaliação de impactos para dar conta de variáveis socioambientais de modo mais efetivo. Enfim, vamos assumir nosso protagonismo, com o pleno vigor do idealismo crítico."