Direito Comparado: Multa por furto: Sanção elevada

Fonte: DW | Data: 01 de april, 2018

Fonte: DW

 

 

Um tribunal de Munique aplicou uma multa recorde de 208 mil euros a um homem de 58 anos de idade, por tentar roubar um pedaço de carne. Segundo noticia a imprensa alemã, o tribunal justificou o valor da multa citando o alto salário e o histórico criminal do acusado.

A polícia prendeu o homem em dezembro, depois que ele foi flagrado pegando fígado de bezerro numa prateleira e colocando o produto numa sacola para frutas. Ele então usou um caixa de autoatendimento do supermercado para comprar a carne por um preço bem inferior a seu custo real. O tribunal justificou a multa de 208 mil euros, citando que o homem recebe um salário de ao menos 24 mil euros por mês e possui um histórico de crimes fiscais.  Ele já havia sido condenado a sentenças de prisão por evasão fiscal e recebido uma multa de 400 mil euros.

O homem não tem residência permanente na Alemanha e está sob custódia devido à sanção elevada. Em seu julgamento, ele não nomeou um motivo pelo furto, estimado num valor de 13 a 47 euros, mas admitiu ter sido a quarta vez em um mês em que embalou fígado de bezerro numa sacola de frutas para passá-lo como produto mais barato. A decisão do tribunal de Munique é definitiva e não cabe recurso.