Parcerias: Inovação

Fonte: Brazillab | Data: 29 de january, 2019

Fonte: Brazillab


O projeto de inovação Iguá Lab foi eleito"A ideia mais inovadora do ano" pelo PPP Awards & Conference Brazil 2018, o mais relevante prêmio de Parcerias Público-Privadas (PPP) do país. Lançado pela Iguá Saneamento,  a iniciativa foi realizada em parceria com o BrazilLAB e Aceleradora Organica.


“Receber esse reconhecimento demonstra que estamos no caminho de ser a melhor empresa de saneamento para o Brasil. Por meio do estímulo à inovação queremos impulsionar a transformar o setor para prestar serviços de melhor qualidade para o cidadão”, comemorou o líder do Iguá Lab na companhia, o gerente de Gestão Corporativa, Eder Campos.


Realizado em parceria com o BrazilLab e a Aceleradora Organica, o Iguá Lab recebeu 90 soluções desenvolvidas por startups para cinco grandes desafios enfrentados por empresas de saneamento no Brasil: inadimplência, perda de água, comunicação com clientes, treinamento de colaboradores e tecnologia.


"Acreditamos que este tipo de iniciativa é muito importante para o fomento da inovação através das Startups em diversos setores da economia", destacou Mariana Soares, Co-Founder do BrazilLAB. "É incrível ter feito parte desta iniciativa pioneira, e agora premiada. Foi uma experiência muito impactante apoiar a seleção de Startups inovadoras, que possuem grande potencial para contribuir com o setor de saneamento", ressaltou Nathalia Doné, Agente de Aceleração do BrazilLAB.


Dez propostas foram selecionadas pela Iguá após uma sabatina com 16 finalistas. Os vencedores, anunciados em julho, tiveram acesso a mentoria de executivos da Iguá, terão a oportunidade de firmar contratos de prestação de serviço ou receberão investimentos da empresa.


Na primeira edição, foram selecionadas as startups QueroQuitar e PopRecarga (Inadimplência), Vazou (Comunicação), Talent Matching, Eruga e LifeLike (Treinamento), S.O.Esco e Itatijuca (Tecnologia) e Isystem e Stattus4 (Perdas).


“Já começamos a desenvolver as soluções com as startups vencedoras e os primeiros projetos estão em fase de validação para serem replicados para as operações da companhia. O Iguá Lab é um catalisador no nosso esforço contínuo para aumentar a eficiência em nossos processos”, comemora o presidente da Iguá Saneamento, Gustavo Guimarães.



PPP Awards & Conference Brazil 2018


O evento, promovido pela Sator e Radar PPP, premiou e apresentou as iniciativas de Parcerias Público-Privadas (PPPs) e concessões. Esta edição contou com 35 projetos finalistas nos cinco diferentes segmentos da premiação. Na categoria “Projeto do Ano” o vencedor foi a iniciativa  Saneamento Básico de Teresina, da AEGEA e Governo do Piauí; “Unidade de PPP do Ano”: o Programa de Parcerias de Investimento do Governo Federal; “Concessionária do Ano”: GPA S/A da Gestores Prisionais Associados; na categoria “Modelagem do Ano” o destaque foi para Concessão de Parques da Prefeitura de São Paulo; e a “Ideia mais Inovadora do Ano” ficou com os projetos: IguáLab – Aceleração de Startups que oferece soluções para eixos centrais da pauta de saneamento no Brasil e InovaBH, Aplicativo para acompanhamento e fiscalização da qualidade do serviço.