Energia Elétrica: Transmissão: Leilão bilionário

Fonte: ANEEL | Data: 30 de january, 2019

Fonte: ANEEL


O Leilão de Transmissão realizado pela ANEEL na B3, em São Paulo, fechou  contratos que vão gerar investimentos recordes de cerca de R$ 13,2 bilhões de reais, o maior volume de aportes vinculados a um leilão de transmissão na história da agência.

Antes disso, o maior montante de investimentos, de cerca de R$ 12,7 bilhões de reais, foi compromissado pelos agentes que arremataram lotes em leilão de transmissão realizado em abril do ano passado.

Além do volume de investimentos, o leilão de ontem tem recorde também na estimativa de geração de empregos, de 28 mil postos de trabalho diretos.

“A soma de ambiente estável, atrativo e de confiança é o que propicia participação expressiva dos investidores. Diante do extremamente exitoso resultado do Leilão, comprova-se que o Brasil é sim o país de grandes oportunidades no Setor Elétrico e que a ANEEL, como regulador, tem função primordial para transformar as oportunidades em realidade para o bem do país e do povo brasileiro”, disse o diretor-geral da ANEEL, André Pepitone, sobre o resultado do leilão.

Todos os 16 lotes oferecidos foram arrematados e a disputa entre os participantes assegurou um deságio médio de 46%, o que significa que a receita dos empreendedores para exploração dos investimentos ficará menor que o previsto inicialmente, contribuindo para modicidade tarifária de energia.

Os vencedores do leilão vão construir e operar 55 linhas de transmissão, com 7.152 km de extensão, e 25 subestações com capacidade de transformação de 14.819 MVA nos estados do Amazonas, Amapá, Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, Pará, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins.