Serviços públicos: Aplicativo paulista

Fonte: Governo de SP | Data: 07 de february, 2019

Fonte: Governo de SP

O uso da tecnologia para facilitar a vida do cidadão já é uma realidade nos serviços públicos estaduais de São Paulo, e a tendência é que a prática evolua cada vez mais.

Prova disso é o balanço divulgado pelo Núcleo de Inovação Tecnológica da Prodesp – Tecnologia da Informação, empresa de processamento de dados do Estado, mostrando que os aplicativos de serviços públicos em 2018 tiveram 17,3 milhões de downloads.

O aplicativo SP Serviços, que reúne os principais serviços do Poupatempo além de 40 outros aplicativos de governança eletrônica, atingiu mais de 2,8 milhões de downloads e já é o terceiro app mais baixado nas lojas.

O SP Serviços tem canal para agendar horário no Poupatempo e reúne todas as informações sobre emissão de documentos, além de endereços e horários dos postos Poupatempo. Ele também tem um canal para o serviço de Achados & Perdidos do Poupatempo.

Os dois primeiros aplicativos do governo mais baixados são os do Detran.SP, com 5,2 milhões, e o Simulado Detran.SP, com 3,7 milhões. Entre os aplicativos do governo paulista com maior crescimento no mês de dezembro está o da Sabesp, com uma taxa 5,4%, totalizando 444,3 mil downloads.

Em seguida aparecem o da Nota Fiscal Paulista, com 5,3% de expansão e total de 1,7 milhões de downloads, e o da EMTU, com 3,2% e 932 mil downloads.