Combate ao coronavírus: Mapa de inovações

Fonte: ONU | Data: 06 de may, 2020

Fonte: ONU


Um novo mapa de inovação para o Coronavírus foi lançado pelo StartupBlink juntamente com a Agência de Inovações de Moscou e com o Health Innovation Exchange — uma iniciativa do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (UNAIDS) para alavancar o potencial de inovações que melhorem a saúde de todos.


O mapa é um diretório de centenas de inovações e soluções em todo o mundo que podem apoiar e fortalecer a resposta à COVID-19, ajudando as pessoas a se adaptarem à vida durante a pandemia e a conectar iniciativas inovadoras para que consigam colaborar em soluções conjuntas.


O mapa fornece informações sobre cinco categorias: prevenção, diagnóstico, tratamento, informação e adaptação à vida e aos negócios. Como parte da categoria de prevenção, por exemplo, o diretório destaca o aplicativo Track Virus, que mostra onde o vírus se espalhou em Israel, e um kit de teste para detectar a COVID-19, desenvolvido pela E25Bio (empresa especializada no desenvolvimento de testes rápidos de diagnóstico), capaz de fornecer resultados em meia hora.


O diretório também mostra maneiras pelas quais as pessoas podem obter remédios sem sair de casa – as soluções de remessa de telessaúde e de remédios caseiros serão tão relevantes para a COVID-19 quanto para a resposta à AIDS.


A categoria de informação mostra como as pessoas podem obter informações oportunas e precisas sobre a crise e as inovações, enquanto a categoria de adaptação de vida e negócios mostra como as pessoas podem se adaptar fazendo as coisas virtualmente – em pouco tempo, escolas e universidades mudaram para o aprendizado online e trabalho em escritórios foi substituído pelo trabalho em casa.


O mapa foi desenvolvido para fornecer informações a funcionários do governo, investidores, empresários e outros, para apoiar a resposta à COVID-19 e abordar a pandemia e seu impacto.


O diretor do Escritório de Inovação do UNAIDS, Pradeep Kakkattil, reforçou a importância de trabalhar juntos a fim de encontrar as melhores idéias capazes de vencer o vírus. “O mapa de inovação para o coronavírus visa fornecer uma plataforma para iniciativas inovadoras, cada pessoa entre nós, para colaborar e se engajar com a resposta”, explicou.


“Você pode compartilhar idéias na plataforma ou entrar em contato com as pessoas e iniciativas inovadoras através da plataforma. Vimos várias ferramentas e inovações já existentes sendo adaptadas para a COVID-19 com grande sucesso e acreditamos que a plataforma ajudará a trazer novas soluções mais rapidamente para as mãos daqueles que estão na linha de frente da resposta”, acrescentou Eli David, CEO da StartupBlink.


Mais de 500 inovações já foram recebidas na plataforma e a iniciativa Health Innovation Exchange (Intercâmbio de Inovação em Saúde) produzirá um relatório sobre inovações pré-selecionadas que será compartilhado com os países parceiros para a resposta à COVID-19.